quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

História do Atletismo

Atletismo é a designação comum às atividades desportivas em geral, de carácter competitivo e recreativo, realizadas individualmente ou entre equipes (Corridas: pista, cross-country e rua, marcha atlética, lançamentos e saltos).

Atletismo na Pre-História

O ser humano já praticava algumas das modalidades do atletismo como forma de sobrevivência na pré-história. A caminhada, por exemplo, era utilizada para se locomover de um lugar para o outro. A corrida e os saltos, para escapar das presas dos animais carnívoros. O arremesso era usado para se defender e matar animais que serviam de alimento. Desta forma, os homens e as mulheres foram adquirindo habilidades que, mais tarde, foram aprimoradas e adaptadas para as competições de atletismo.

Atletismo na Era Antiga

O atletismo tem sido o evento chave dos Jogos Olímpicos desde a era antiga.
A história diz que os primeiros eventos esportivos organizados foram realizados por volta de 1200 a.C., no "Monte Olímpicus", na Grécia. Próximo a este local foi construído um palco esportivo para sediar os Jogos Olímpicos. Lá, os homens exibiam as suas forças, habilidades físicas e o controle psicológico, tudo em homenagem a Zeus, o rei dos deuses da mitologia grega.
As mulheres, por sua vez, não tinham permissão para participar dos jogos e nem mesmo para assistir as competições masculinas. Mas, em contrapartida, a cada quatro anos, era realizado um evento esportivo só para elas, em homenagem a Hera, esposa de Zeus.
Naquela época, os Jogos Olímpicos eram realizados durante cerimônias culturais e religiosas. Os atletas vitoriosos eram glorificados a altura dos grandes deuses. Em 776 a.C., Corobeus, de Atenas, fez seu nome correndo nu e descalço numa tosca pista de 200 jardas e tornou-se o primeiro atleta a ganhar uma prova olímpica. Ele venceu a prova de velocidade dos 192 metros, tornando-se o primeiro e o mais antigo herói do atletismo. Se não teve direito a uma medalha, mereceu uma estátua e gravou seu nome na história do esporte. Com o tempo, o atletismo ganhou novas modalidades, além de mais brilho e dimensão nos Jogos Olímpicos. Mas em 393 a. C., o imperador romano Theodózius proibiu a realização dos eventos esportivos. Desta forma, os Jogos Olímpicos foram paralisados e a tocha olímpica foi extinta por 1400 anos.

Atletismo na Era Moderna

Em 1896, o francês Pierre de Fredy, Barão de Coubertin, reativou os festivais esportivos. A primeira versão dos Jogos Olímpicos da era moderna foi realizada em Atenas, na Grécia. Participaram 285 atletas, de 13 países. Desde então, a tocha olímpica foi reacendida com a finalidade de promover paz entre a comunidade mundial. A intenção do Barão de Coubertin era de unir os povos pelo esporte.
"O principal objetivo da vida não é a vitória, mas a luta; o essencial não é vencer, mas lutar. Vamos exportar nossos atletas para promover a paz. Esse é o mercado livre do futuro." (Pierre de Coubertin, fundador da Olimpíada Moderna)
Atualmente, os Jogos Olímpicos são realizados, de quatro em quatro anos, em países e cidades diferentes. O atletismo continua sendo a atração principal. São 26 provas masculinas e 23 femininas.

Provas Olímpicas de Atletismo

 

Provas de velocidade: 100m, 200m, 400m
Revezamentos: 4 X 100m, 4 X 400m
Provas de meia distância: 800m e 1500m
Provas de longa distância: 3000m com obstáculos, 5.000m e 10.000 e Maratona (42km)
Provas de Marcha Atlética: 10.000m (Fem.), 20.000m(masc.) e 50.000m(masc.)
Provas de velocidade com barreiras: 100m (fem.), 110m (masc.) e 400m
Provas de saltos horizontais: Salto em Distância e Salto Triplo
Provas de saltos verticais: Salto em Altura e Salto com Vara
Provas de lançamento: Lançamento do Dardo e Lançamento do Disco
Provas de arremesso: Arremesso do Martelo(masc.) e Arremesso do Peso
Provas Combinadas
Decatlo (10 provas): 100m, 110m (c/barreiras), 400m, 1500m, Lançamento do Dardo, Lançamento do Disco, Arremesso do Peso, Salto em Altura, Salto com Vara e Salto em Distância
Heptatlo (7 provas): 100m (c/barreiras), 200m, 800m, Lançamento do Dardo, Arremesso do Peso, Salto em Altura e Salto em Distância

História dos Arcos e da Bandeira Olímpica

Os cincos arcos olímpicos entrelaçados representam os cincos continentes que dividem o planeta Terra ( África, América, Ásia, Europa, e Oceânia) e simbolizam o encontro de paz e harmonia entre os atletas para o evento competitivo mais importante do mundo.

A Bandeira Olímpica

A Bandeira Olímpica foi desenhada, em 1913, pelo Barão Pierre de Cubertin, mas só foi exibida no ano de 1920, nos Jogos Olímpicos de Antuérpia, na Bélgica. Nela apareciam cinco anéis entrelaçados e com as cores que compunham as bandeiras de todas as nações olímpicas da época.

História da Medalha Oímpica

 

Na era antiga, os vencedores recebiam uma coroa de louros como premiação. Já na era moderna, os vencedores recebiam também uma medalha olímpica. A frente da medalha foi desenhada pelo artista italiano Giuseppe Cassioli, em 1928, para os Jogos Olímpicos de Amsterdã, Alemanha. O mesmo desenho vem sendo utilizado desde 1972. O outro lado da medalha é desenhado a critério do País que sedia os Jogos.

Pesos e Medidas

A medalha olímpica mede 6 centímetros de diâmetro e 3 milímetros de largura. O primeiro colocado de cada evento recebe a medalha de ouro que é banhada com, no mínimo, seis gramas de ouro puro. O segundo colocado recebe a medalha de prata e o terceiro colocado fica com a medalha de bronze. Todos os atletas e participantes oficiais recebem uma medalha e um diploma comemorativo dos Jogos Olímpicos.

Pista de Atletismo


 


A pista oficial de atletismo tem um formato oval e é dividida em oito raias de 400 metros de extensão.
Fonte: www.joaquimcruz.com
História do Atletismo 
Considerado o esporte-base, por testar todas as característica básicas do homem, o atletismo não se limita somente à resistência física, mas integra essa resistência à habilidade física. Comporta três tipos de provas, disputadas individualmente que são as corridas, os saltos e os lançamentos. Conforme as regras de cada jogo, as competições realizadas em equipes somam pontos que seus membros obtêm em cada uma das modalidades.
As corridas rasas de velocidade e revezamento são antigas. As corridas com obstáculos, que podem ser naturais ou artificiais, juntamente com as corridas de "sabe", que os ingleses chamam de "steeple chass", foram idealizadas tendo como modelo as corridas de cavalos.
A maratona, a mais famosa das corridas de resistência, baseia-se na legendária façanha de um soldado grego que em 490 A C. Correu o campo de batalha das planícies de Maratona até Atenas, numa distância superior a 35 km, para anunciar a vitória dos gregos sobre os persas. Uma vez cumprida a missão, caiu morto. As maratonas modernas exigem um percurso ainda maior: 42.195 m.
Nos primórdios de nossa civilização, começa a história do atletismo. O homem das cavernas, de forma natural, praticava uma série de movimentos, nas atividades de caça, em sua defesa própria etc. Ele saltava, corria, lançava, enfim desenvolvia uma série de habilidades relacionadas com as diversas provas de uma competição de atletismo. Podemos verificar que as provas de atletismo são atividades naturais e fundamentais do homem: o andar, o correr, o saltar e o arremessar. Por esta razão, é considerado o atletismo o "esporte base" e suas provas competitivas compõem-se de marchas, corridas, saltos e arremessos. Além disso, o desenvolvimento dessas habilidades são necessárias à prática de outras modalidades esportivas.
Por exemplo, podemos observar um jogador em atividade numa partida de futebol, basquete ou voleibol. Durante o jogo, ele anda, outras vezes, corre, salta e pratica arremessos. Por isso, um jogador de futebol, basquete ou voleibol procura sempre desenvolver essas habilidades que são "base" dos conjuntos de atividade física do praticante dessas modalidades.
A história do atletismo é muito bonito, pois que se inicia com a própria história da humanidade, quando o homem primitivo praticava suas atividades naturais para sobrevivência. Chega mesmo a se confundir com a mitologia, quando observamos o período da Antigüidade Clássica, com os Jogos Olímpicos que deram origem aos atuais Jogos Olímpicos da Era Moderna, que trazem como reminiscência cultural mais marcante a figura de Discóbulo de Miron.
O atletismo, sob forma de competição, teve sua origem na Grécia. A palavra atletismo foi derivada da raiz grega, "ATHI, competição", o princípio do heroísmo sagrado grego, o espirito de disputa, o ideal do belo etc. - o que se chamou de ESPÍRITO AGONÍSTICO. Surgiram então as competições que foram perdendo o caráter de religiosidade e assumindo exclusivamente o caráter esportivo. O romano Juvenal sintetizou a expressão com "MENS SANA IN CORPORE SANO" a própria filosofia do esporte.

Fonte: www.museudosesportes.com.br


 


 


 

 


 



 


 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário