quarta-feira, 2 de março de 2011

Cesta básica do corredor

UMA PREOCUPAÇÃO CONSTANTE DOS ESPORTISTAS é melhorar seu rendimento em treinos e competições. A qualidade do desempenho, porém, depende de vários fatores que, felizmente, podem ser controlados. Por isso, preste atenção no foto acima. Os alimentos apresentados estão entre os que devem constar de lista de supermercado de um corredor.  Além de legumes, frutas e ovos são bem-vindos ainda carboidratos, derivados de leite, soja e carnes brancas.
Mas boas compras não são tudo. Para evitar que cansaço, desidratação, perda da massa muscular, lesões e outros problemas prejudiquem seu desempenho, é importante tomar algumas precauções em relação aos hábitos alimentares. A nutricionista esportiva Suzana Bonumá alerta que, em primeiro lugar, a pessoa nunca deve correr em jejum. Antes de sair correndo, o correto é fazer uma refeição com base em carboidratos, com uma pequena dose de proteína, para garantir energia e reduzir os danos musculares. “Vitamina e sucos de frutas, torradas com queijo branco e geleia, são boas opções”, ressalta Suzana. O ideal é se alimentar aproximadamente uma hora antes do início da atividade esportiva.
Na noite anterior aos treinos longos e provas, os carboidratos, presentes nas massas, como macarrão com molho de tomate, são uma boa pedida. Já as bebidas alcoólicas e os alimentos gordurosos devem ser evitados. A nutricionista Tânia Rodrigues, da RG Nutri, ensina que, horas antes da competição, é importante armazenar energia nos músculos. Por essa razão, deve ser aumentada a ingestão de carboidratos com médio e baixo índice glicêmico, como cereais, soja, maçã e suco de tomate, pois a absorção desses alimentos pelo organismo favorece a liberação gradual da glicose, o que beneficia principalmente a resistência dos atletas. “Este tipo de carboidrato proporciona a reposição glicêmica mais lenta, evitando grandes oscilações na concentração de insulina.”

Longe do Leite

Antes das provas devem ser evitados alimentos ricos em fibras, entre eles frutas e hortaliças cruas, que têm sementes e pele grossa, assim como as castanhas, as sementes e os farelos, que podem causar desconforto intestinal. “Feijão, cebola, couve-flor, brócolis e nabo são formadores de gases”, lembra Tânia. Também é indicado ficar longe de proteínas do leite e seus derivados, bem como de gorduras saturadas, encontradas em frituras, que tornam a digestão mais lenta e atrapalham o desempenho esportivo.  Dependendo do horário do treino, uma porção de filé de frango acompanhada de suco de beterraba pode ser uma opção mais acertada.

Para se recuperar

Suzana orienta que, ao encerrar a atividade, o atleta faça uma refeição que forneça ao corpo boa dose de carboidratos e proteínas e ainda ajude a manter a hidratação do corpo. Para isso, são recomendadas vitaminas e eletrólitos, contidos nos sucos de frutas e bebidas isotônicas;  também é hora de apelar para os carboidratos, presentes em pães, massas e batata assada.

fonte:http://www.jornalcorrida.com.br/runbrasil/?p=1266

Nenhum comentário:

Postar um comentário